quarta-feira, 27 de dezembro de 2017

Medo x Sucesso



Por que algumas pessoas demoram a alcançar o sucesso? Seria a falta de fundamento? Da educação necessária ou conhecimento? Apesar de serem razões bastante sólidas, muitas vezes essas motivações são confundidas com o medo. Medo?

Sim, o medo de não saber qual o próximo passo, de não dar conta do recado, de não ser o profissional certo para determinado cargo. Ele faz parte do ser humano, está inato, como forma de proteção. 

O sucesso? As pessoas deveriam estar abrangendo-o no dia a dia, desfrutando-o, alcançando metas e realizando coisas novas, melhores e maiores. No entanto, o medo faz com que haja um obstáculo entre o profissional e o sucesso. 

Como reconhecer o medo? Ele precisa ser reconhecido e gerenciado corretamente ou acaba tornando-se uma âncora, uma desculpa. Ele faz com que a pessoa duvide de si mesma, de sua capacidade, de suas ideias, do seu talento. E, antes que a pessoa se dê conta, os pensamentos negativos se empilharam um ao outro e se tornaram uma montanha aparentemente insuperável para escalar. 

Eliminar os pensamentos negativos é a melhor solução. Parece simples, mas é um trabalho contínuo e requer bastante esforço. O profissional pode ser muito mais produtivo sendo proativo na gestão desses pensamentos negativos. Em vez de permitir que pensamentos negativos o afetem emocionalmente até o ponto de indecisão ou inatividade, colocar o cérebro lógico a favor. Em vez de ouvir "Você não pode", perguntar-se "Como posso?".

Sair da zona de conforto é um passo positivo em direção ao sucesso. É importante começar a tratá-la como um degrau para alcançar os objetivos, e não como uma prisão. Como isso é possível? Reconhecer quando uma ideia própria tem resultados positivos, mesmo que tenha sido por caminhos diferentes do que a pessoa está acostumada a tomar.  Lembre-se de que assumir riscos e ser ousado não significa necessariamente ser imprudente. 

O mais importante? Encarar o medo de frente e usá-lo como combustível! Praticar diariamente ir até o limite da zona de conforto, e reconhecer que o medo não é um bicho de sete cabeças!

E você, como enfrenta seus medos?


Fonte: Brian Tracy

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós. Deixe o seu comentário.