quinta-feira, 16 de novembro de 2017

3upTalentos - 7 anos - Uma História em Construção



Nossa história real contada em arte e quadrinhos... Uma obra inspirada por mim e pelo Vander e uma arte inspirada pela artista Barbara Sarti, um pessoa de um talento especial!
Acompanhe essa história que será contada em 7 dias, com 7 elementos, para marcar a celebração dos 7 anos. 

Capítulo 1 - como tudo começou para a 3up?


Tudo começou com o Coaching. Estava trabalhando no Hospital Mãe de Deus, como gerente de Recursos Humanos. Além da gestão, tinha o desafio de definir o programa de desenvolvimento das lideranças para apresentar à DIretoria. Ao conversar com médicos, enfermeiros e demais colegas sobre qual o melhor estilo de aprendizagem para eles, ouvi que gostariam de algo rápido, com poucas horas e diferente de uma sala de aula. Comecei a estudar metodologias americanas e encontrei o coaching, que nos EUA, na época, somente cargos diretivos faziam esse desenvolvimento com o objetivo de serem preparados para funções de maiores complexidades. Isso em outubro de 2005. 
Nesse ano, fiz uma formação em coaching com um americano e construí o projeto, juntamente com a Beatriz Prange (coordenadora da UCMD). Contratamos uma Consultoria de SP para atender os gestores, durante uma semana por mês. Esse projeto teve duração de 5 anos. 

Fui premiada duas vezes: na ABRH RS e Nacional! A entrega do prêmio foi emocionante, em Porto Alegre, com a minha mãe, meu marido e minhas irmãs, e, em SP, com o meu marido. Ambos, ja em carreira solo, ou seja, já na 3up. E o que tem a ver uma carruagem com tudo isso? Segundo cita Ascama (2004) em sua dissertação de mestrado, a história da palavra coaching surgiu há 600 anos, em uma cidade da Hungria chamada Kocs, onde se construiu uma carruagem maior e espaçosa que as utilizadas na época. Esta novidade recebeu o nome de Koczi Szerer ou “vagão de Kocs”. Em toda Europa a Koczi fez sucesso que virou sinônimo de carruagem. Franceses e Espanhóis adaptaram o nome para “coche” derivando-se a palavra inglesa “coach” que originou em palavras como “stagecoach”, referindo-se às diligências dos filmes de bang-bang até a classe turista dos aviões “coachclass”.

Nas universidades inglesas do século XV freqüentadas pela nobreza britânica, os alunos eram levados a assistir aula de coach conduzidos por um cocheiro ou “coacher”, que logo depois se transformou em gíria estudantil para batizar técnicos esportivos. Para facilitar a compreensão em relação ao uso da palavra carruagem à coaching, Araújo (2007) refere o processo de aprendizagem ao andar de bicicleta pela primeira vez e que se contou com alguém para esse desafio. Da mesma forma, refere o autor, ocorre com a charrete, que necessita de um orientador para guiá-la na trajetória desejada.

No decorrer do século XIX, os universitários ingleses adotaram a palavra coach como uma gíria para tutor. Na época, os professores e instrutores tinham um forte interesse pessoal no progresso de seus estudantes, de tal forma que estes se sentiam conduzidos através do curso e dos exames como se fossem guiados pela carruagem do professor (CHIAVENATO, 2002). Já no campo esportivo, o termo coach, tem sido utilizado para designar o papel do técnico, aquele profissional que treina times de futebol ou basquete (GIL, 2001). Material retirado da minha monografia de TCC sobre coaching. 

Concluindo: pra mim, carruagem tem o significado de um elemento que ajuda as pessoas a terem insights, a fazerem uma passagem de um ponto A para B e a ampliarem suas possibilidades na vida pessoal e profissional. Quando eu fiz a minha formação em coaching, naquele momento, eu sabia que seria Coach para o resto da minha vida. E, assim, tudo começou... Comecei atender em coaching, em 2005, e desde então, são 12 anos, contribuindo no desenvolvimento dos meus clientes e com o meu, pois aprendo com cada cliente. Fazer diferença para as pessoas em qualquer ação de desenvolvimento: coaching, treinamento e ou palestras, é o que me faz feliz! Esse foi, com certeza, nosso primeiro produto de desenvolvimento na 3up, pois começou antes da nossa empresa nascer. E, será para a vida toda, pois eu acredito que essa é uma ótima estratégia de crescimento pessoal e profissional para qualquer pessoa. Lindo demais! Amanhã, contarei sobre a nossa maior inspiração.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós. Deixe o seu comentário.