sexta-feira, 17 de março de 2017

Tipos de Feedback


O feedback, apesar de ser interpretado negativamente, é uma ferramenta que pode ser um presente na carreira de um profissional. Quando utilizado de maneira correta, contribui significativamente no aperfeiçoamento da performance, no desenvolvimento e no reconhecimento dos funcionários. 

O mais comum, é usar a ferramenta como validação e reconhecimento diante resultados positivos de modo a motivar e empenhar o liderado. No entanto, existem diversos tipos de feedback, e nem todos são vistos como experiências positivas.

Separamos três exemplos:

Feedback Positivo
Utilizado para reforçar uma ação ou comportamento positivo que gostaríamos que repetisse. Quando um funcionário faz algo que produz resultados, é importante dar um retorno positivo para essa pessoa.

Feedback Corretivo
Tem como objetivo corrigir ou modificar um comportamento inadequado. Um tanto arriscado, uma vez que a maioria dos funcionários o recebe negativamente, confundindo corretivo com punitivo, ofensivo. Sem o devido conhecimento e treino, o feedback pode produzir efeitos negativos.

Feedback Insignificante
Quando um feedback é vago ou genérico, ele acaba gerando o efeito oposto. Sem impacto ou importância, o funcionário não tem certeza se foi algo positivo ou negativo. Sendo assim, a ferramenta acaba instigando uma resposta mínima por parte da outra pessoa.



É uma ferramenta essencial e é de suma importância que você saiba como aplica-la. Reveja aqui algumas dicas da Kátia para dar feedback!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós. Deixe o seu comentário.