Começo agradecendo ao Thiago pela obra. Você foi consistente, inteligente, simples e com bastante conteúdo ao falar sobre como as respostas encontram-se dentro de cada um de nós e que para um negócio, é muito importante que estejamos atentos aos dados estatísticos sobre o que provocam o fechamento das empresas.
Amei quando o autor disse que as pessoas não conseguem realizar o sonho de ser empreendedor por que ficam em uma incessante busca pela ideia genial de revolucionar.
Thiago cita os resultados de uma pesquisa do Instituto Data Popular, especializado na classe C, que mostrou que em 2015, cresceu o número de pessoas no país com vontade de empreender. A porcentagem saltou de 23% (em 2013, data da última pesquisa) para 28% em 2015. Isso significa que 38,5 milhões de cidadãos querem abrir o próprio negócio. O levantamento também mostrou que 78% dos que querem empreender já se preparam para abrir o negócio: 38% pesquisam a área em que desejam atuar, 28% guardam dinheiro para investir e 12% se aperfeiçoam com cursos e estudos. Além disso, 54% têm entre 18 e 35 anos e 37% têm apenas o ensino médio. E, na pesquisa da Endeavor, empresa especializada em prestar consultoria a empreendedores, mostra que são os jovens que estão com vontade de se tornar os próprios patrões, sendo 6 em cada 10 jovens que querem tornar-se seu próprio chefe.
Inspirada nesse livro, construí algumas dicas importantes para quem busca ter o seu próprio negócio:
1. Acredite na sua ideia. Se ela realmente for boa, persista, busque informações sobre como colocá-la em prática.
2. As oportunidades existem e estão relacionadas ao seu dia a dia. Identifique algo que você domina e veja como isso pode transformar-se em um negócio de sucesso.
3. Busque o autoconhecimento como fonte de sabedoria para apoiar-se nas suas fortalezas e minimizar ou readequar suas fragilidades.
4. Fique atento ao que acontece a sua volta: mercado, tendências, concorrência, perfil de clientes. E, principalmente você diante de tudo isso.
5. Aprenda a lidar com os seus medos e prepare-se para identificá-los e vencê-los. É fato que 1, 8 milhões de empresas fecharam as portas em 2015. Segundo uma pesquisa do Sebrae sobre as causas da mortalidade das empresas, feita em 2014, com 1.829 empreendedores, um dos três principais fatores para o fracasso são os erros no planejamento: 46% não sabiam o número de clientes que teriam e os hábitos de consumo desses clientes; 39% não sabiam qual seria o capital de giro necessário para abrir o negócio; 38% não sabiam o número de concorrentes que teriam; e 31% não sabiam o investimento necessário para o negócio. E o mais impressionante é que 55% dos empreendedores que tiveram seus negócios fechados não elaboraram um plano de negócios.
6. Identifique os diferenciais do seu negócio e veja como você os comunica para os clientes potenciais e já existentes.
7. Se o erro é inevitável e faz parte do aprendizado e crescimento da empresa, seja rápido em percebê-lo e corrigi-lo. O erro pode ser seu maior aliado para fazer diferença no aprendizado e inovação.
Essa leitura mostra realmente que para ser empreendedor é preciso muita coragem para enfrentar os desafios e obstáculos do dia a dia do negócio, ousadia para experimentar-se em um novo papel, rede de relacionamentos para pedir ajuda e compartilhar medos, angústias e aprendizados, e muita qualificação para fortalecer competências técnicas, gerenciais e emocionais para lidar na gestão de um negócio.
É por isso, que nós da 3up Talentos fazemos um investimento em qualificação, anualmente, com o intuito de aprender, inovar, conhecer tendências e oferecermos produtos diferenciados que possam ajudar os clientes a construírem ambientes colaborativos, inovadores e com bons resultados para todos os acionistas e colaboradores da empresa.
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