terça-feira, 10 de janeiro de 2017

Começo por onde?


É a pergunta que me faço quando quero organizar algo que necessita de muita motivação e energia para começar e terminar...

Marie Kondo, em seu livro: A Mágica da arrumação cita que somente 0,5% dos seus entrevistados já estudaram sobre organização de maneira formal, ou seja, com técnica. Organizar é lidar com objetos e isso depende da forma como pensamos.

Entender sobre o Método Kon Mari e melhorar meu desempenho em organização, foi o que me motivou a buscar ajuda nessa obra. 

“A dificuldade em desapegar-se de algo está em 3 fatores que agregam valor aos seus pertences: funcionalidade, informações e apego emocional (o que aumenta com a raridade do objeto)”. 

Para organizar qualquer área da casa ou do escritório, é importante respondermos essas 3 perguntas:

  1. Pra que quero arrumar a minha casa/escritório?
  2. Isso que eu tenho, nesse ambiente, me traz alegria?
  3. Em caso de vestuário, vale a questão: Usei essa peça nos últimos 365 dias?
  4. De 1 a 10, quanto estou motivada para arrumar as coisas? Essa nota é suficiente para eu me sentir desafiada e partir para ação?
Kondo oferece algumas dicas para organização de roupeiros que achei interessantes e podemos adaptá-las para armários nos ambientes corporativos. Seguem, abaixo:

  1. Defina uma meta por dia/mês ou ano. E, critérios de permanência do objeto/vestuário;
  2. Arrume tudo de uma vez só, assim conseguirá iniciar e terminar, no mesmo dia.
  3. Mantenha no seu armário apenas roupas/coisas que você adora.

Geralmente, temos mais do que precisamos. Revisar nossas coisas e roupas, todo ano, é um gesto de amor conosco e com o próximo.

Reavalie suas roupas/objetos e compartilhe com quem precisa. Você ganhará tempo, espaço, leveza e gratidão por compartilhar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós. Deixe o seu comentário.