segunda-feira, 18 de janeiro de 2016

Como me tornei escritora


Me descobri realizada como escritora pela primeira vez aos 7 anos de idade quando percebi que poderia agrupar algumas letras do alfabeto e um leitor poderia, sem a minha ajuda, entender o que estava escrito. Isso é absolutamente fascinante, pois este é o momento de inserção no mundo das palavras. Dificilmente paramos para pensar como é este mesmo mundo sem elas e, frente a isso, entender a grandeza deste conhecimento.  

Houve outro marco importante. Foi quando escrevi o meu primeiro livro infantil, não publicado e ainda guardado como recordação pela minha mãe. Não há muita complexidade no texto, nem diversidade de vocabulário, mas é um livro completo com início, meio, fim e ilustrações. Ele foi escrito no auge dos meus 8 anos em plena atividade criativa.

Logo depois disso, em algum momento, que não identifico exatamente, comecei a direcionar meus estudos e minha criatividade para longe do universo dos livros infantis. Não da escrita, pois ela veio me acompanhando de diversas formas. A minha profissão sempre exigiu que eu realizasse esta atividade elaborando projetos, relatórios, laudos, avaliações, mas nenhuma história. O fato é que apesar da psicologia me exigir registrar dados, fatos ou mesmo histórias não era possível criá-las, precisavam ser verídicas. E mesmo me sentindo realizada nestas atividades vinha sentindo falta de poder explorar mais minha criatividade. 

O despertar para a escrita na área materno-infantil só foi possível tendo mais tempo livre e direcionando minhas prioridades. Foi preciso fazer algumas escolhas importantes para que a criatividade dos meus 7/8 anos de idade pudesse ganhar vida e espaço novamente. O primeiro ponto foi me permitir escrever sobre a maternidade. Então passei a escrever um diário sobre minhas vivências maternas. Na verdade era uma forma de compreender e elaborar as experiências vividas neste desafio que é ser mãe. Depois disso, precisei flexibilizar a autocrítica para compartilhar o que estava escrevendo com outros leitores. Talvez este tenha sido um dos pontos mais difíceis, pois naturalmente o olhar crítico do outro limita nossos comportamentos. 

Passada esta etapa construí meu primeiro blog no tumblr e passei a postar meus textos. Depois de me familiarizar melhor com o mundo dos blogs criei o www.sobresofia.wordpress.com onde segui escrevendo até dezembro do ano passado. 

Antes disso em janeiro de 2014 comecei a escrever para este blog à convite da consultora Kátia Magni. E, desde então, carrego com carinho a responsabilidade de construir textos a cada 2 meses dentro da minha área de formação e história profissional. Em cada momento que me dedico a escreve-los revivo minha trajetória e tenho a oportunidade de resignificá-la.   

Foi muito importante conciliar esses diferentes tipos de escritas. Pois sinto que estas práticas foram favorecendo o aprimoramento da mesma, estimulando a criatividade e abrindo espaço para uma nova etapa no mundo literário.  

Embora já fosse um sonho antigo a ideia de escrever um livro infantil nasceu quando pensei em dar um presente à minha filha. Num primeiro momento não imaginava que poderia publicá-lo, mas mesmo assim queria fazer um material de qualidade para ela, então precisei voltar aos estudos. 

Comecei fazendo um projeto. Escolhi um tema para abordar, busquei pensar em que momento ela iria ler. E, nesta idade, quais são os aspectos do desenvolvimento infantil e os processos de aprendizagem mais importantes. Li muitos livros infantis para me familiarizar com o tipo de linguagem. Depois construí um esboço de toda a história. O momento final foi inserir a fala dos personagens e aplicar uma linguagem específica para livros infantis. Esta última etapa foi a mais desafiadora porque não é uma linguagem que costumo utilizar.  

Então assim nasceu um livro. E neste momento já estava me sentindo realizada. Mas depois de receber um feedback positivo sobre a qualidade do texto ao compartilhá-lo com algumas pessoas resolvi tentar a publicação.

Comecei enviando os originais do livro para algumas editoras no Brasil e uma em Portugal. Procurei trabalhar a ansiedade para aguardar os retornos, pois em geral são bastante demorados. Mas para minha surpresa ao final de 1 semana estava em frente de duas propostas comerciais para escolher. 

Meu primeiro livro infantil foi disponibilizado em e-book em novembro de 2015 e é possível encontrá-lo pelo site da Chiado Editora (www.chiadoeditora.com/livraria/sofia-procura-as-mensagens-do-anjinho-pela-cidade). Em breve a versão em papel também estará disponível em Portugal e no Brasil. Esse foi meu início para uma nova trajetória profissional. Como adoro escrever criei uma página no Facebook para seguir divulgando as notícias sobre o livro e assuntos afins: www.facebook.com/sofiaprocuraasmensagensdoanjinho/.  

Comentei anteriormente que a prática da escrita favorece seu aprimoramento e estimula a criatividade. Desta forma com a dedicação para esta área os próximos passos serão a publicação de um segundo livro infantil já aprovado pela mesma editora e o lançamento de um site na área materno-infantil: www.sobrenosmaesepais.com.br para onde estou migrando os textos do blog SobreSofia e vou inserir outros tipos de publicações.

Permitir-se experimentar outras atividades e conhecimentos, por vezes bastante distantes da carreira profissional que se vem construindo, pode oportunizar a abertura de novos e realizadores caminhos. E, ainda assim, voltar para a carreira que se vem construindo há tanto tempo de forma diferente, talvez mais criativa. 


No início de janeiro completei 10 anos de formação em psicologia e, depois de 2 anos longe de empresas e consultórios, estou reconstruindo minha carreira fora do país. Retomando o consultório, administrando e escrevendo um site e escrevendo livros infantis. Não há dúvida de que seguirei estimulando a criatividade para que ela continue me acompanhando e ampliando o leque de possibilidades profissionais.   

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós. Deixe o seu comentário.