quinta-feira, 2 de janeiro de 2014

Quais foram os meus 10 principais aprendizados em 2013?


Aos meus queridos Amigos, desejo a todos um excelente 2014!

Comecei esse novo ano, fazendo um balanço sobre os meus 10 principais aprendizados e conquistas em 2013. Compartilho com vocês minhas reflexões com muito carinho:

1) Sempre foi meu sonho aprender, conversar, ler e ouvir músicas em Inglês. Hoje, posso dizer que escuto, falo e escrevo melhor. Já fiz aulas no passado, mas agora, faz 2 anos que estou firme e comprometida com estudos extras. Fico tão feliz quando assisto a um vídeo, leio artigo, livro ou escuto música e compreendo. Estou felicíssima com esse aprendizado!

2) Aprendi a usar o facebook em 2013. Estou reencontrando amigos, conhecendo novos e me comunicando. Ainda tenho muito que aprender sobre essa ferramenta, mas já consigo estar mais perto das pessoas que amo e admiro. E vocês fazem parte disso! Obrigada por esse convívio virtual!

3) Um dia perguntei ao meu cliente de coaching o que era sucesso pra ele. E a resposta foi: “Sucesso é algo que eu conquisto todos os dias. Isso é o que me move. Quando eu defino 2 metas por dia e consigo realizá-las, eu tenho sucesso!” Gostei, curti e aprendi com ele. Obrigada!

4) Ensinar é sempre uma oportunidade de aprender... Com isso, ensinei e aprendi muito nos cursos sobre Educação Corporativa, Consultoria Interna, Liderança e Coaching que realizei em 2013. Apresentei práticas e tendências e conheci outras ações de Desenvolvimento de Pessoas e Negócios. Foi uma ótima troca! Agradeço aos meus clientes: empresas e pessoas que me contrataram e aos parceiros que apostaram na competência da equipe 3uptalentos.

5) Aprendi que o processo de adaptação de uma criança, que vai para escola pela primeira vez, inicia no primeiro dia de aula e pode se estender por alguns meses. Meu filho teve uma ótima adaptação nos primeiros 30 dias, mas depois, por uma semana me pedia para ficar em casa. Foi difícil. Nesse momento, 2 anjos foram fundamentais: a coordenadora pedagógica Dinorá e a professora Carol. Elas nos orientaram em como agir nessa situação e deu certo! Aprendi, agradeço ao meu filho e às professoras dele!

6) Consigo acompanhar minhas colegas na Zumba. É uma loucura! No começo, as colegas iam para um lado e eu para o outro. Agora, já consigo dançar coreografias inteiras sem errar. Me divirto! Agradeço a minha irmã que me incentivou a fazer aula com ela. Você é especialíssima!

7) Quando fiz minha matricula no curso de teatro, o professor me levou para conhecer o palco. Lá, havia uma aluna que repetia pela terceira vez, uma cena. Vendo isso, eu disse: acredito que estou atrapalhando a atenção da aluna e por isso, ela está errando. E o professor respondeu: “Ela repete porque sabe que pode fazer melhor. No teatro não há erro e sim a oportunidade de fazer melhor na próxima vez.” Achei fantástico! Já adotei! Obrigada professor!

8) Aprendi que é possível estar perto de ídolos e fazer parte desse mundo. Quando fui convidada a dar palestra no Congresso de RH, em Ribeirão Preto, fiz um talk show com dois mestres da área de RH. Profissionais que eu havia estudado muito nesses 18 anos de carreira. E agora, estava ao lado deles, dando palestra. Senti muito orgulho de mim! A plateia me avaliou tão bem, o que fui convidada a fazer parte do Congresso, novamente em 2014!

9) Aprendi sobre construção civil, bancos, indústrias, alimentação, rádios, borrachas, imobiliárias, TI, publicidade, hotelaria, suprimentos, universidades, assistência, medicina, jóias, direito, faturamento, processos e saúde. Agradeço a todos os meus clientes de coaching pela generosidade em compartilhar comigo suas experiências e conhecimentos. Muito obrigada! Vocês são uns queridos, corajosos, aprendizes, divertidos e vencedores!

10) E aprendi algo muito especial sobre amar e aceitar... Meu sobrinho Gabriel chegou em nossa família cheio de amor, leveza e para nossa surpresa, com um possível diagnóstico de deficiência visual. Esse diagnóstico confirmou-se quando ele completou cinco meses. Nesse momento, pela nossa inexperiência, passamos a sofrer pela preocupação com o futuro dele. De repente, eu fui fazer um Curso com Roberto Shinyashiki e, coincidentemente, no primeiro trabalho em trio, quem estava no meu grupo? Matheus, campeão paraolímpico de natação com deficiência visual. Foi uma emoção estar ao lado de um vencedor, que me ensinou muito nos dois dias de curso. Pedi a ele e ao pai para gravar uma mensagem para minha família. Então, perguntei ao pai dele qual orientação nos daria. E, ele disse: a primeira decisão é aceitar que o Gabriel é um deficiente visual. Quando isso acontecer, o foco será em permitir que ele aprenda a viver como uma criança normal. E o Matheus, generosamente, compartilhou suas conquistas e o quanto é feliz. Quando minha família recebeu essa gravação, foi uma emoção enorme e uma mudança de atitude na mesma hora. Ficamos leves!  Hoje, Gabriel já está fazendo vários exercícios na escolinha e nós estamos aprendendo a fazer o que é melhor pra ele. Vale a pena assistir um vídeo na internet, do Andrew Solomon sobre aceitar e amar as diferenças. Gabriel: Amo você completamente! Obrigada por fazer parte da minha vida!

E você, qual foi o seu aprendizado em 2013?

Kátia Magni
3uptalentos

Um comentário:

  1. Ai q lindo Katia. Continuo aprendendo contigo. Apesar de um ano + do q difícil, certamente tb aprendí mto. Vou listar o meu aprendizado. Seguir uma das minhas mestras. Bj grande, com desejos de um maravilhoso 2014 prá vcs.

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito importante para nós. Deixe o seu comentário.