terça-feira, 26 de março de 2013

O que é Coach Ontológico?


Coaching Ontológico

Um Coach Ontológico é um tipo particular de Coach, capaz de observar como as pessoas constroem interpretações a respeito de sua existência, as quais se refletem em sua maneira de ser. Cada um de nós possui uma maneira de ser “única”, que nos influencia em tudo o que vemos e ouvimos ao nosso redor.

Vivemos num mundo de interpretações -não de fatos- e nossa maneira de ser determina o quão exitosos seremos nos relacionamos com os demais e conosco mesmos.

Através da arte da conversa, um Coach Ontológico é capaz de levar às pessoas a “tornarem-se conscientes” das interpretações que compreendem sua realidade. Um Coach Ontológico é também capaz de apoiar as pessoas no desenvolvimento de interpretações que lhe abram maiores possibilidades de ação para lidar com questões relevantes (através de mudanças em sua linguagem, suas experiências emocionais e como utilizam seu corpo) e de ajudá-las a serem mais efetivas e a construírem uma vida com sentido, que lhes satisfaçam plenamente.

Por que conversar com um Coach Ontológico?

- Se precisas olhar uma situação que não consegues resolver.
- Se sentes que repetes a mesma história em tua vida.
- Se procuras que alguém te ajude e acompanhe para enfrentar um desafio.
- Se queres questionar um evento que te está causando sofrimento.
- Se precisas um espaço para teu desenvolvimento pessoal.

O que oferece o Coach Ontológico?

Um Coach Ontológico oferece interpretações que abram possibilidades, desafia respeitosamente teus modelos mentais, teus julgamentos e crenças, tuas observações, para construir novas interpretações, que permitam a descoberta de novas ações e possibilidades; e te acompanha no desenho de ações que te abram novas possibilidades no mundo.

Um Coach não diagnostica, não aconselha, nem recomenda, senão que explora, faz perguntas. Um Coach não é dono da verdade, nem conhece as respostas, só se oferece como uma ferramenta que te guie em tua busca.

Texto: Marta Magnus, Coach Ontológico

Foto: HZ University of Applied Sciences/Flickr

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós. Deixe o seu comentário.